terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sambada por paz em 2010

A primeira sambada de 2010 chama a paz para o novo ano. Mais uma vez, o coco vai vadiar trazendo a mensagem do combate à violência e reforçar a consciência da nessecidade da verdadeira paz, com justiça, em todos os lugares e para todas as pessoas.

A programação, como de costume, começa às 18 horas com a apresentação do discotecário NKCumbia e seu repertório de músicas latinas e caribenhas. O Cineclube Macaíba apresenta, às 19 horas, o filme "Coco que Roda", do diretor Osman Assis, que enfoca o coco em Pernambuco e Paraíba. Em seguida a Sambada começa com mestres, crianças e jovens do Coco de Umbigada e outras comunidade.

A Sambada acontecerá no próximo dia 2 de janeiro, no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco. Esperamos todos e todas para cantar e brincar com o axé da Matriz Africana! Para maiores informações, use nossos canais de comunicação, disponíveis na coluna à direita de nosso blog.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Beth de Oxum acompanha ministro na entrega da proposta da nova lei Rouanet

Beth de Oxum, Juca Ferreira e artistas de todo o Brasil
levaram a proposta à Câmara e ao Senado

Na última quarta-feira, dia 16, Beth de Oxum, gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, participou da comitiva do ministro da Cultura, Juca Ferreira, na entrega do projeto da nova lei Rouanet, voltada para o fomento e incentivo à cultura brasileira. Um grupo composto pelo ministro e artistas de diversos lugares do país apresentaram a proposta na Câmara dos Deputados e no Senado.
A proposta foi discutida com a sociedade através de consultas públicas, e recebeu mais de duas mil sugestões, até chegar ao ponto atual. Com sua aprovação, espera-se ampliar a efetividade do financiamento cultural em todo o país. Hoje, a maior parte dos recursos disponibilizados através da lei Rouanet ficam concentrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo o próprio ministro. Agora tem que passar pelo Congresso. Os presidentes da Câmara e do Senado prometeram priorizar essa pauta, que é muito importante para toda a cultura brasileira.

Saiba mais sobre a proposta e a entrega do projeto:


Juca Ferreira leva projeto da nova Lei Rouanet ao Congresso - O Globo


Juca Ferreira apresenta nova Lei Rouanet, que acaba com 100% de isenção


Juca Ferreira fala sobre projeto que substitui Lei Rouanet


Blog da Rouanet

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coco de Umbigada se apresentará no XI Encontro Pernambucano de Coco

O Grupo Coco de Umbigada participará do XI Encontro Pernambucano de Coco, promovido pelo Centro Cultural Farol da Vila. A programação do Encontro inclui shows, oficinas, debates, cineclube, exposições, feira cultural e rodas de mestres e de pontos de cultura. O destaque é a inauguração do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, mais um Ponto de Coco para fortalecer as culturas de matriz africana e indígena na rede. As atividades acontecem em Gaibu, Vila de Nazaré, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha.
A apresentação do Coco de Umbigada acontecerá na sexta-feira, dia 18, na comunidade de Pontezinha. Nesta mesma noite, tocarão ainda: Bojo da Macaíba, Coco do Mestre Zezinho Valério, Coco Popular e Grupo de Cultura Indígena Fethxa.
A programação completa pode ser acessada no blog do encontro.

Nessa sexta-feira o Cineclube Macaíba apresenta: Navio Negreiro – Tragedia em São Paulo


Nesta Sexta Feira, 18/12, O Cineclube Macaíba encerrará suas exibições de 2009 com o Documentário “Navio Negreiro – Tragédia em São Paulo”, de Thiago Fernandes. O filme aborda o cotidiano, de partes dos negros, na cidade de São Paulo e os efeitos causados pela abolição, 120 Anos depois de sua promulgação. Vencedor de Melhor Roteiro do 4º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões de Floriano/PI.


Filme: Navio Negreiro – Tragédia em São Paulo

Diretor: Thiago Fernandes

País: Brasil

Tempo: 30Min

Ano: 2008



DIA: 18 de Dezembro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Rua do Guadalupe, 460
Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira DJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Marcha Mundial pela Paz e Não Violência chega a Pernambuco


A Marcha Mundial pela Paz e Não Violência chega a Recife e Olinda neste dia 16, trazendo as propostas de um movimento que alcança centenas de países e milhões de pessoas. A Marcha começou em 2 de outubro de 2009, na Nova Zelância, e é uma iniciativa da ONG Mundo Sem Guerras e do Movimento Humanista.
Pernambuco será o primeiro estado brasileiro a receber a marcha. Em Olinda haverá uma marcha concentrando na Praça do Carmo às 10h e seguindo percurso pela Av Liberdade – Praça de São pedro, depois Rua 27 de Janeiro chegando à Prefeitura, onde serão recebidos pelo Prefeito e pela Câmara de Vereadores. Grupos de Afoxé, movimentos sociais, coletivos, bonecos de Olinda farão parte do evento. Programação em Recife:

15h – Concentração Palácio do Governo. Recepção de comitiva da Marcha pelo Governo do Estado.
15h30 – Percurso da Marcha da Praça da República, Ponte Maurício de Nassau, Rua Marques de Olinda, Rua Bom Jesus e Praça do Arsenal.
17h30 – Começo das comemorações na Praça do Arsenal recebimento pelo Prefeito de Recife e Secretarias em Palco.
18h – Show na Praça do Arsenal
Bandas: 1º – Chinelo de Iaia – coco de roda; 2º – Beth de Oxum – coco de umbigada; 3º – Tokada – Samba; 4º – Tiger – HIP HOP; 5º – Dj Zero – Música Eletrônica; 6º – Nação Corrumpida – Hard Core

Apoio: Fundação de Cultura – Prefeitura do Recife

Contato para maiores informações: Gerlane – 8885-2856 / Michelle – 8805-8882 / Monica – 9459-2313 / Micheline – 9293-4345 / Vanderson – 8617-0919 / Wanessa – 8787-3438

Contato para imprensa: Cristiane Prudenciano (81) 8767-3940/ cricaprudenciano@gmail.com


Participe traga seu grupo, organização, coletivo, movimento, sua bandeira, sua voz e seu clamor!


Para mais informações acesse os sites www.marchamundial.org.br e http://www.theworldmarch.org/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Nessa sexta-feira o Cineclube Macaíba apresenta: O Rosto no Espelho



Documentário Duração

2009 57 Min

Roteiro e direção: Renato Tapajós

Diretora Assistente: Marema Valadão

Produção Executiva: Hidalgo Romero e Thais Souza

Direção de Fotografia: Rodolfo Figueiredo

Montagem: André Fracioli

Direção de Produção: Hidalgo Romero

Som Direto: Julio Mauro e Paulo Seabra

Trilha Sonora: DJ Dolores & Yuri Queiroga

Direção e Produção da segunda equipe: Hidalgo Romero e Julio Matos

Produtora de Base: Aulna Landi

Produtor de Campo: Alexandre Machado

Consultoria em Tecnologia: Julio Matos

Montador Assistente: Caue Nunes

Coordenação de Pesquisa: Hidalgo Romero

Pesquisa: Francisco Caminati

Desenho de Som e Mixagem: Guile Martins

Assistente de Desenho de Som e Mixagem: Ricado Zoliner

Colonista: Augusto Cerqueira Santos

Arte Gráfica e Assistente Colonista: Beto Shwafaty

Sinopse: Um documentário que investiga a relação entre os movimentos culturais de hoje e a transformação social, revelando um Brasil profundo e multicultural, geralmente ignorado pela mídia e preconceituosamente esquecido pela cultura dominante.

A viagem pessoal do documentarista que se surpreende com a força nascente das comunidades índias, negras e caboclas que reconstroem suas identidades e se reapoderam de suas vozes.


DIA: 11 de Dezembro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Rua do Guadalupe, 460
Guadalupe – Olinda – PE – Brasil

Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira DJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fotos da Sambada de Coco do Guadalupe - Dezembro de 2009


Confira aqui as fotos da Sambada de Coco do Guadalupe de 2009, que invocou muito axé para 2010.

Desenho de Ialodê

Alice Ialodê, do Grupo Coco de Umbigadinha, fez o desenho abaixo representando seu grupo e o Coco de Umbigada. Beleza, Dedê! Ficou muito bom!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sambada de Coco do Guadalupe: Axé 2010


Desejamos a todos e todas o axé de Iemanjá, a Rainha dos mares e oceanos, matriarca dos orixás, referência da família e da ancestralidade. A mãe que transforma todos os que alimentam as raízes africanas e indígenas das periferias do Brasil em uma família de ação e construção crítica e fortalece nossos laços, em todos os lugares, credos e classes.

Na Sambada de Coco do Guadalupe, nossa festa cultural familiar, mais uma vez estaremos com o companheiro NKCumbia e seu discotecário caribenho e latino, a partir das 18 horas. O Cineclube Macaíba apresentará, às 19 horas, os vídeos "Levante sua voz", produzido pelo Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, e "No Ar", da Casa da Alegria produções, produzido durante as Oficinas Livres de Rádio realizada no Centro Cultural Coco de Umbigada em março deste ano. Em seguida, a louvação é assumida pelas crianças do Coco de Umbigadinha e os mestres e mestras que fazem a Sambada de Coco do Guadalupe, recepcionados pelo Grupo Cultural Coco de Umbigada e pela comunidade.

A Sambada acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco. Esperamos todos e todas para cantar e brincar com o axé da Matriz Africana! Para maiores informações, use nossos canais de comunicação, disponíveis na coluna à direita de nosso blog.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nessa sexta-feira o Cineclube Macaíba apresenta: Besouro

titulo original: Besouro

lançamento: 2009 (Brasil)

direção: João Daniel Tikhomiroff

atores: Aílton Carmo , Jéssica Barbosa , Anderson Santos de Jesus , Flávio Rocha , Irandhir Santos

duração: 95 min

gênero: Ação

status: em cartaz

sinopse:

ahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.


DIA: 04 de novembro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Rua do Guadalupe, 460
Guadalupe – Olinda – PE – Brasil

Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira DJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Transmissão ao vivo da Rádio Amnésia no Seminário Internacional do Programa Cultura Viva

O Ministério da Cultura (Minc) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estão realizando em Pirenópolis (GO) o Seminário Internacional do Programa Cultura Viva. De acordo com o site do Minc, o objetivo é realizar "uma reflexão crítica das diretrizes conceituais do Programa Cultura Viva.A partir da experiência vivida nos Pontos de Cultura e de outras ações do Programa desenvolvido pela SCC/MinC, o Seminário visa a convergência entre os conhecimentos e conceitos estruturantes e os saberes que emergem da experiência social - em especial aquela desenvolvida nas redes de Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil."
O Coco e Umbigada e o Coletivo Rádio Amnésia estão presentes no evento, e realizando uma transmissão ao vivo pela internet. Para ouvir, acesse http://estudiolivre.org:8000/radioamnesia.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Coco de Umbigada no Festival Canavial

Nesta sexta, dia 20, do Coco de Umbigada se apresenta no Festival Canavial. A apresentação faz parte do Encontro de Coco de Roda, uma celebração em homenagem ao dia da Consciência Negra, que ocorre a partir das 20 horas, no Ponto de Cultura Engenho do Poço Comprido, em Vicência (PE).
Para ver a programação completa do festival, clique aqui.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cineclube Macaíba apresenta: No Ar

Título: No Ar

País de Origem: Brasil

Gênero: Documentário

Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 10 minutos

Ano de produção: 2009

Site: http://www.youtube.com/watch?v=TspJluvazaQ

Produção: Casa Da Alegria Produções

Direção: Renata Lourenço / Tininha Llanos

Sinopse:

Nas periferias de Olinda, rádio e música se encontram fortalecendo linguagens que superam distâncias físicas e persistem através das gerações. De pais e mães para filhos e filhas, a cultura popular eleva a auto-estima das pessoas com o canto, a dança e o tambor, e incorpora novas mídias. Vídeo produzido durante as Oficinas Livres de Rádio no Centro Cultural Coco de Umbigada, em março de 2009, com a participação de Mãe Beth de Oxum, Mãe Lúcia de Oyá, Zeca do Rolete, Neto Tranca Rua e Coco de Umbigadinha.

DIA: 30 de Outubro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Rua do Guadalupe, 380
Guadalupe – Olinda – PE – Brasil

Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira DJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fotos da Sambada de Coco da Consciência Negra

A Sambada da Consciência Negra foi marcada pela presença do Afoxé Povo dos Ventos (foto ao lado) e de mestres e mestras coquistas como Selma do Coco, Zeca do Rolete, Aurinha do Coco, Pombo Roxo e muitos outros. Confira as imagens dessa festa de orgulho e pertencimento popular clicando aqui.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sambada de Coco do Guadalupe: dia da Consciência Negra


Neste sábado, dia 7 de Novembro, a Sambada de Coco do Guadalupe homenageia o dia da Consciência Negra. Em mais essa noite de muito coco, convidamos todos e todas para participarem dessa nossa celebração junto aos nossos ancestrais, Orixás, entidades da Jurema Sagrada, nossos Mestres Griôs, brincantes do Coco, Escola Maria da Glória, comerciantes locais, comunidade do Guadalupe e entorno, nosso público e todos aqueles que pertecem ao nosso Quilombo.

O discotecário NKCumbia abrirá a festa às 18 horas com a sonoridade caribenha, e será seguido pelo Cineclube Macaíba, que apresentará o filme "Solano Trindade: 100 anos", às 19 horas. Às 20 horas o Cortejo do Afoxé Povo dos Ventos. A partir das 21 horas os mestres e as mestras do coco ocupam a tenda da umbigada com a força da ancestralidade de nossa cultura popular.


A Sambada acontece no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco. Esperamos todos e todas para cantar e brincar com o axé da Matriz Africana! Para maiores informações, use nossos canais de comunicação, disponíveis na coluna à direita de nosso blog.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cineclube Macaíba apresenta: No Ar

Título: No Ar

País de Origem: Brasil

Gênero: Documentário

Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 10 minutos
Ano de produção: 2009

Site: http://www.youtube.com/watch?v=TspJluvazaQ

Produção: Casa Da Alegria Produções

Direção: Renata Lourenço / Tininha Llanos

Sinopse:

Nas periferias de Olinda, rádio e música se encontram fortalecendo linguagens que superam distâncias físicas e persistem através das gerações. De pais e mães para filhos e filhas, a cultura popular eleva a auto-estima das pessoas com o canto, a dança e o tambor, e incorpora novas mídias. Vídeo produzido durante as Oficinas Livres de Rádio no Centro Cultural Coco de Umbigada, em março de 2009, com a participação de Mãe Beth de Oxum, Mãe Lúcia de Oyá, Zeca do Rolete, Neto Tranca Rua e Coco de Umbigadinha.

DIA: 30 de Outubro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira DJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Encontro reuniu Rádios Livres de todo País em Campinas

Entre os dias 9 e 12 de outubro a Rádio Amnesia participou do Encontro Intergalático de Rádios Livres, em Campinas - SP.
O encontro reuniu radioativistas de todo país e teve como principais eixos de discussão: a efetivação do rizoma de rádios livres; o financiamento e sustentabilidade das rádios; e a troca de experiências entre os participantes de rádios espalhadas pelo país, que levam pelas ondas FM ou caixas de som as principais questoẽs relacionadas a politica de implementação e repressão às rádios livres no Brasil.
A Rádio Amnesia apareceu como diferencial na discussão, por ser uma rádio livre instalada na periferia de Olinda (PE) e longe dos muros da universidade. Questões especificas ligadas ao funcionamento da rádio em Olinda e no formato itinerante, seu conteúdo diferenciado tocado por pessoas da própria comunidade, assim como sua lógica de organização e construção de linguagens fizeram parte da transmissao do programa tocado pelo dj Armandinho em parceira com a Rádio Muda no terceiro dia do encontro (foto à direita). Além do conteúdo informativo do programa, a cultura nordestina tambem esteve presente. O coco, maracatu, a ciranda animaram a programação da rádio Muda, imprimindo a transmissão o ritmo da cultura popular e a força das culturas de matriz afro-indigena.
Para dj Armandinho, que comanda o programa Conexão Reggae Coco de Umbigada na Rádio Amnesia, o encontro foi importante pra conhecer pessoas e trocar experiências com rádios livres de outros lugares do país. " Apesar das diferenças das rádios livres que estão nas universidades e a Rádio Amnesia que está na periferia de Olinda, deu pra perceber que a luta pelas rádios livres existe no Brasil todo. Temos vários pontos iguais e precisamos fazer o movimento de rádios livres crescer".
O próximo encontro será no ano que vem, e já existe a proposta de sedia-lo em Olinda, no Centro Cultural Coco de Umbigada. Até lá a Rádio Amnésia segue com sua proposta de levar pra comunidade do Guadalupe e de toda Olinda, informação e conteúdo musical de qualidade, seguindo o seu slogan: Rádio Amnésia: a rádio que esqueceu do seu dinheiro!

sábado, 24 de outubro de 2009

Vídeo "No ar" lançado no youtube

O vídeo "No ar", produzido por Renata Lourenço e Tininha Llanos, foi lançado no you tube e está disponível no canal do Coco de Umbigada (http://www.youtube.com/cocodeumbigadatv) ou na figura abaixo. O vídeo fala do coco, da matriz africana e do rádio, e foi produzido durante as Oficinas Livres de Rádio, em março deste ano.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Coco de Umbigada comemora a conquista de dois prêmios nacionais

Nas últimas semanas a equipe da umbigada e a comunidade do Guadalupe comemoraram as conquistas de mais dois prêmios de abrangência nacional, como consequencia do trabalho da entidade na área da cultura.

O primeiro, ainda em setembro, foi o prêmio ASAS, oferecido a pontos de cultura que já cumpriram seus convênios e apresentaram boas práticas na ação junto à comunidade e na condução da parceria com o poder público. O Ponto de Cultura Coco de Umbigada foi premiado por ações como a oficina de ritmos (foto ao lado), entre outras. Em todo o Brasil, 65 pontos de cultura foram selecionados pelo Ministério da Cultura. O resultado final completo pode ser conferido aqui.

Já na seleção para o Prêmio Interações Estéticas 2009, oferecido pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, dois projetos propostos para acontecer no Coco de Umbigada foram aprovados, e receberão recursos para ser realizados. Um deles foi proposto por Daphne Vieira, e se chama “Bonecos e Máscaras de Pernambuco”. Pretende, de acordo com o texto do projeto, “criar no Ponto de Cultura Coco de Umbigada oportunidades de vivência e reflexão sobre o universo dos bonecos e fantasias característicos da cultura pernambucana, como os 'mamulengos', 'ventríloquos', 'bonecões de olinda', as 'engenhocas' e as 'máscaras de carnaval'. ” A parceria prevê a realização de oficinas e rodas de conversa com mestres dessas manifestações. Pontos de cultura, grupos populares e pessoas interessadas, pode entrar em contato com o Centro Cultural, para desenvolvermos juntos essa experiência.

O segundo projeto aprovado, “Semussum Brasil”, é uma parceria com o coletivo Nordeste Livre. Propõe a replicação de uma experiência que já foi realizada em Olinda (foto à direita), de montagem de um estúdio itinerante para gravação de uma coletânea de músicas da cultura popular de matriz africana e indígena nas cinco regiões do Brasil, em parceria com a rede Mocambos e com a participação direta do Ponto de Cultura Coco de Umbigada. Para conhecer mais sobre as Semussum anteriores, clique aqui. Segundo Beth de Oxum, gestora do Ponto, “é um momento importante, de apropriação e replicação de uma experiência do quintal de um terreiro de Olinda que vai sair Brasil afora. Os prêmios são uma resposta às demandas da cultura popular do país, e referendam o trabalho que está oferecendo frutos à nossa cultura".

Segundo informações disponíveis no portal Pernambuco Nação Cultural, outras nove organizações do Estado foram contempladas. Os projetos devem ser iniciados ainda este ano. As atividades serão divulgadas no blog Sambada de Coco.

Cineclube Macaíba apresenta: Kirikou - Os Animais Selvagens

Título no Brasil: Kirikou - Os Animais Selvagens

Título Original: Kirikou et les bêtes sauvages

País de Origem: França

Gênero: Animação

Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 74 minutos

Ano de Lançamento: 2005

Estréia no Brasil: 14/09/2007

Site Oficial: http://www.kirikou-lefilm.com

Estúdio/Distrib.: Europa Filmes

Direção: Michel Ocelot / Bénédict Galup


Sinopse:

Kirikou é menino muito pequenino, nascido em uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura, o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas pequeninas poderiam entrar.


DIA: 23 de Outubro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Ao termino da exibição: Direto da Jamaica brasileira VJ ArmandinhoReggae, com o melhor do Reggae Roots .

sábado, 17 de outubro de 2009

Fotos da Sambada de Coco de Outubro

A última Sambada, dedicada aos Ibejis, transbordou com o axé dos brincantes presentes. Confira aqui as fotos da festa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sambada de Coco do Guadalupe: Viva os orixás meninos!

Neste sábado, dia 3 de outubro, a Sambada de Coco do Guadalupe homenageia mais uma vez os Ibejis, orixás crianças que são também associados aos santos Cosme e Damião. Em mais essa noite de muito coco, convidamos todos e todas a ser crianças, com a benção e proteção destes santos brincantes trazidos pela matriz africana de nossa religiosidade.

O discotecário NKCumbia abrirá a festa às 18 horas com a sonoridade caribenha, e será seguido pelo Cineclube Macaíba, que apresentará o filme "Orixás", às 19 horas. Às 20 horas o coco começa com o Coco de Umbigadinha. A partir das 21 horas os mestres e as mestras do coco ocupam a tenda da umbigada com a força da ancestralidade de nossa cultura popular.


A Sambada acontece no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco. Esperamos todos e todas para cantar e brincar com o axé orixás meninos! Para maiores informações, use nossos canais de comunicação, disponíveis na coluna à direita de nosso blog.

NA SAMBADA DE COCO DO DIA 03/10, O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA: ORIXÁS


FILME: Orixás

DURAÇÃO: 15Min

ANO: 2008

PRODUÇÃO: Angeliss Filmes

Sinopse:

O vídeo mostra de forma bem lúdica o surgimento do mundo pelos Orixás, como tudo foi criado.

Todos os Orixás e suas origens, o mundo que surge de uma Cabaça.


DIA: 03 de Outubro de 2009

HORA: 19:00 h

LOCAL: Sambada de Coco do Guadalupe

Largo do Guadalupe – Olinda – PE – Brasil

DIA 02/10 O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA: Nas Trilhas de Makunaima

O Filme: Nas Trilhas de Makunaima


DURAÇÃO: 51Min

ANO: 2005

PRODUÇÃO: ProMídia

Sinopse:

...Um ícone de destaque deste cenário natural é chamada Pedra de Makunaima, que representa petrificação da árvore de todos os frutos, da qual apenas o índio guerreiro podia retirar as bananas , abacaxis, buriti, tucamã, enfim todas as frutas tropicais que só existiam nessa árvore, para distribuir entre as comunidades indígenas...”.

Monte Roraima – Magia e Aventura na Terra de Makunaima” promove uma exibição reveladora das relações do povo de Roraima com seu bem simbólico mais significado – o Monte Roraima. O mito da Pedra de Makunaima, transmitido de geração em geração pelos índios Igaricó e Taurepang, alimenta uma cadeia de percepções em relação ao “Monte Sagrado”, inspiração para o escritor Mário de Andrade, em seu romance 'Macunaima', e combustível de uma emergente indústria turística.


DIA: 02 de Outubro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Após a exibição, muita música com o DJ ArmandinhoReggae.

E boa exibição para todos !!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dia 11 o Cineclube Macaíba apresenta: Tankalé


FILME: TANKALÉ


DURAÇÃO: 15Min

LOCAL: Triunfo - PE

ANO: 2008

PRODUÇÃO: Ricardo da Silva, Euclides de Paula e Valdileide dos Santos

DIREÇÃO: Euclides de Paula e Lourdes dos Santos



Sinopse:

O projeto “TANKALÊ: Formação para o Auto-Registro Audiovisual Quilombola” existe desde 2006, e tem por missão construir, junto às comunidades quilombolas, a experiência do auto-registro audivisual autonômo e independente, através de uma pedagogia libertária e das técnicas e possibilidades do vídeodocumentário.

Entre novembro e dezembro de 2007, o Crioulas Vídeo, da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro – PE) – primeira equipe quilombola de audiovisual do país – debateu conteúdos de Patrimônio Imaterial, História Oral e Pedagogia, preparando-se para as atividades de arte-educação em videodocumentário, desenvolvidas em janeiro e fevereiro de 2008, junto aos jovens das Comunidades Quilombolas de Livramento e Águas Claras, localizadas na divisa sertaneja entre Pernambuco e Paraíba, pela primeira vez na história, jovens quilombolas participaram de uma oficina de video facilitada por uma equipe também quilombola de arte-educadores.

TANKALÉ, em iourubá-nagô, significa “Contar para todo o mundo”. A concepção, produção, roteiro, fotografia, captação de áudio, edição e objetivo do vídeo “Quilombo de Livramento” foram construídos durante a prática educativa vivenciada pela equipe Mãe Preta Vídeo – a segunda produtora quilombola de vídeo do Brasil.

Os próprio quilombolas, melhor que ninguém, podem contar para todo o mundo a história da sua resistência e da sua cultura, conforme seus interesses e através de sua olhar.

Parabéns ao povo quilombola, verdadeiro protagonista do projeto TANKALÉ.



DIA: 11 de Setembro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Ao termino da exibição, muita música com o DJ Armandinho do Reggae.

Não Percam !

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Coco de Umbigada se apresenta no Observa e Toca Torre Malakoff

No próximo sábado, dia 12, o Grupo Cultural Coco de Umbigada se apresenta no projeto Observa e Toca Torre Malakoff. A apresentação acontecerá a partir das 19 horas, como parte das comemorações do Dia Estadual do Forró. No mesmo dia, as bandas Fim de Feira e Meus 15 anos também de apresentarão. Para saber mais sobre o evento, promovido pela Fundarpe, acesse: http://www.fundarpe.pe.gov.br/forrozeiros-invadem-observa-e-toca-malakoff-deste-sabado-12

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Noite da Salsa Caliente!

Mais uma atividade do discotecário NK Cumbia no Guadalupe! Além do programa "Coco d'la Cumbia" na Rádio Amnésia FM 89,5 e das participações nas Sambadas de Coco, agora apresenta a Noite da Salsa Caliente, nas noites de 12 e 19 de outubro, a partir de 21 horas, na sede do Cariri Olindense, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. A festa conta com o apoio da Rádio Amnésia, a rádio que esqueceu do seu dinheiro!


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sambada de Coco do Guadalupe: Música para os Ibejis



No dia 05 de setembro o Largo do Guadalupe volta a ser território da Sambada de Coco. Brincaremos em homenagem aos Orixás Crianças, os Ibejis, também representados por Cosme e Damião. Orixás que trazem proteção às crianças e brincadeiras populares, além da antiga tradição de distribuição de doces e guloseimas, especialmente no dia 27 de setembro, que é dias destes santos.

Quem conhece a Sambada, já sabe: a partir das 18 horas, temos as músicas cubanas do discotecário NKCumbia. O Cineclube Macaíba apresenta, às 19 horas, o filme "O Bicho era um Homem", produzido em oficina para os Pontos de Cultura de Pernambuco, realizada pela TV Brasil (através do Ponto Brasil) e Pontão de Cultura Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres (CDTL/Recife). E às 20 horas o Coco de Umbigadinha abre a Sambada, sendo seguido pelos mestres e mestras do Coco convidados por nossa mestra de cerimônias, Mãe Beth de Oxum.

A Sambada acontece no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco. Estamos te esperando para cantar e brincar com nossos orixás meninos! Em caso de qualquer dúvida, nossos contatos estão todos aqui, no blog.

Um abraço, muito axé e até lá!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA: O BICHO ERA UM HOMEM

FILME – O Bicho era um Homem

ANO - 2008

DIREÇÃO CDTL/Recife

GÊNERO - Documentário

DURAÇÃO – 15Min

SOBRE O FILME : O bicho homem exerce sua animalidade em diversas situações, nos ambientes mais rústicos e mais "civilizados". Mas em alguns lugares, como na comunidade de Peixinhos, à margem do Rio Beberibe em Recife - onde muitos moradores tiram seu sustento da criação de animais, compartilhando o mesmo ambiente, água, alimentos, lixo, de forma natural. - é possível captar cenas de um cotidiano em que o animal irracional e o racional se tornam tão próximos que chegam a se confundirem. A idéia não é localizar geograficamente a comunidade de Peixinhos, mas apenas usá-la como um espaço metafórico (e atemporal) onde podem ser visíveis situações de estreiamento entre homem e animal.A partir de um passeio por Peixinhos, registramos momentos de similaridede no cotidiano do homem e do animal, que possam, metaforicamente, nos recordar de nossa condição de bicho homem. Buscaremos o olhar que capte a fusão dos hábitos. Que suscite a pergunta: quem é o animal? Ou recorde a óbvia conclusão: Todos somos animais.


– Esse vídeo foi o resultado de uma oficina de capacitação audiovisual para os Pontos de Cultura de Pernambuco, realizado pela TV Brasil (através do Ponto Brasil) e Pontão de Cultura Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres (CDTL/Recife). Nas oficinas os jovens dos Pontos de Cultura selecionados foram capacitados no uso profissional de equipamentos para que eles mesmos realizassem a filmagem de todo o material para a TV Brasil, e tivessem uma perspectiva profissional no mercado cinematográfico Pernambucano. Os Pontos de Cultura participantes destas oficinas foram: Coco de Umbigada, SERTA, Negras Raizes e Cinema de Animação.



DIA: : 05 de Setembro de 2009

HORA: 19:00Hs

LOCAL: LARGO DO GUADALUPE, OLINDA - PE - BRASIL



CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SEXTA TEM CINEMA NO COCO DE UMBIGADA

O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA


FILME – Promo, Animais e Cidades

ANO - 2008

DIREÇÃO CDTL/Recife

GÊNERO - Documentário

DURAÇÃO – 1º - 15Min, 2º - 14Min, 3º - 16Min


SOBRE O FILME – Esses vídeos foram resultado de uma oficina de capacitação audiovisual para os Pontos de Cultura de Pernambuco, realizado pela TV Brasil (através do Ponto Brasil) e Pontão de Cultura Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres (CDTL/Recife). Nas oficinas os jovens dos Pontos de Cultura selecionados foram capacitados no uso profissional de equipamentos para que eles mesmos realizassem a filmagem de todo o material para a TV Brasil, e tivessem uma perspectiva profissional no mercado cinematográfico Pernambucano. Os Pontos de Cultura participantes destas oficinas foram: Coco de Umbigada, SERTA, Negras Raizes e Cinema de Animação.

Os vídeos retratam vários conceitos que vivemos na sociedade (abordam várias temáticas)



HORA: 19:00hs

DATA: 28/08/2009

LOCAL: CENTRO CULTURAL COCO DE UMBIGADA

Rua do Guadalupe, Nº 380

Guadalupe, Olinda - PE

Axé!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fotos da Sambada de Coco do Guadalupe de agosto

Ao lado, você vê Marconi Preto, percussionista do Coco de Umbigada. Essa e outras fotos da Sambada de Coco do Guadalupe, realizada no dia 1 de agosto de 2009, já estão no ar. Confira aqui!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Abaixo-assinado contra o fim da Lei Maria da Penha

Recebemos esse abaixo-assinado da parceira Cristiane Prudenciano, da Marcha Mundial pela Paz e Não-violência. Um movimento do qual participamos, e que pode ser melhor conhecido em seu endereço (www.marchamundial.org.br).
Estaremos divulgando este tipo de conteúdo sempre, juntos na luta por paz, com justiça. Recomendamos a todos e todas que façam o mesmo.

Abaixo-assinado contra o projeto que tramita no Senado, o qual prevê o fim da Lei Maria da Penha.
Para assinar: http://gopetition.com/online/28830.html

Estes e-mail estão circulando pelos endereços de todas as instituições que trabalham com direitos humanos e combate à violência, principalmente violência doméstica. Todos estão mobilizados neste momento.

O que é a Lei Maria da Penha?
Lei LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.
Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A lei alterou o Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, a nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

Porque o nome Maria da Penha?
O caso nº 12.051/OEA de Maria da Penha (também conhecida como Leticia Rabelo) Maia Fernandes foi o caso homenagem a lei 11.340.. Agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.

Tramita atualmente no Senado um projeto que pretende praticamente acabar com a Lei Maria da Penha.

O risco é iminente. Se a lei Maria da Penha for modificada pelo Projeto de Lei Nº 156/2009, que tramita no Senado Federal, haverá um retrocesso de décadas na luta não pelas garantias femininas, mas pelos direitos humanos. O risco é de os crimes que hoje são considerados de grande potencial ofensivo voltem a ser sancionados, como antes da lei, como doação de cestas básicas, prestação de serviços, e não com prisão dos infratores.
No Ceará, por exemplo, houve avanços considerados após a aplicação da lei, em 2006. Segundo dados da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), as denúncias voltadas para agressores cresceram 45%. Desde então, 1.300 homens foram presos, e a reincidência, que antes era de 80%, passou a ser de no máximo 10%.

Significa que o que hoje é tratado como crime de maior potencial ofensivo será abrandado. A punição que hoje se configura prisão, por exemplo, pode ser restrita ao pagamento de cestas básicas, à prestação de serviços comunitários.. Em um ano de existência, a Promotoria da Mulher em Fortaleza aumentou de 2.800 para 6.923 processos. “Estamos reescrevendo a história. Se não fizermos isso, corremos o risco de, daqui a 20 anos, as pessoas até esquecerem o que é Lei Maria da Penha”, alerta.

Além disso, a proposta tratará de forma mais branda crimes como ameaça, assédio sexual, dano, desobediência a decisão judicial, violação de domicílio, maus-tratos, constrangimento ilegal, entre outros. Pela proposta, a autoridade policial não precisa abrir inquérito para apurar os crimes, mas só instaurar Termo Circunstanciado, que não impõe prisão em flagrante nem exige fiança. Ainda pelo Projeto de Lei, o juiz pode julgar extinta a punibilidade, caso considere o fato “de menor repercussão social”.

Para assinar o abaixo-assinado:
http://gopetition.com/online/28830.html

Assinem (é só uma assinatura!) e divulguem! Pela manutenção dos DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS SERES HUMANOS, PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO.

Sambada de Coco do Guadalupe contemplada com Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais

A Sambada de Coco do Guadalupe foi um dos eventos premiados pelo Ministério da Cultura (Minc) no Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais. A proposta, que garante o aporte de recursos de R$25 mil para a realização da Sambada ao longo de sete meses, foi aprovada juntamente com outras 161, em um universo de mais de 500 apresentadas.
Trata-se de uma conquista importante para o Centro Cultural Coco de Umbigada e a comunidade coquista do Guadalupe. Com isso, melhoraremos a estrutura de nossa festa, com mais qualidade de som e conforto para todos os participantes, incluindo público e mestres e mestras coquistas.

Para conferir a divulgação do resultado no sítio do Minc, clique aqui.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sambada de Coco do Guadalupe: Salve a Jurema Sagrada!

Neste mês de agosto, a Sambada de Coco do Guadalupe presta homenagemà Jurema Sagrada. Principal referência da religiosidade de matriz afro-indígena no Nordeste, traz a árvore sagrada, as sementes e as cidades da jurema e, com muito axé, nos remete aos espíritos ancestrais brasileiros.
É também uma árvore encantada, que nos liga com os espíritos da natureza e sua consciência. E, um culto que unifica no Nordeste a vida e a resistência cultural dos povos indígenas e negros, se rebelando contra a escravidão e o extermínio. Traz propostas de convivência e união desde sua origem, até os dias atuais.
A brincadeira começa, às 18 horas, com a apresentação do Discotecário NK Cumbia e seu vasto acervo de músicas latinas. O Cine clube Macaíba apresenta o filme "Dança das Cabaças - Exu no Brasil" a partir das 19 horas. O Coco de Umbigadinha chega às 20 horas com o coco das crianças do Guadalupe, precedendo a Sambada de Coco, que será aberta por Mãe Beth de Oxum, convidando mestres e mestras coquistas.


A Sambada acontece nesse sábado, dia 01 de agosto, no Largo do Guadalupe, em Olinda, Pernambuco.

Na dúvida, acesse http://www.sambadadecoco.blogspot.com


Esperamos você e seu axé!