quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Coco de Umbigada comemora a conquista de dois prêmios nacionais

Nas últimas semanas a equipe da umbigada e a comunidade do Guadalupe comemoraram as conquistas de mais dois prêmios de abrangência nacional, como consequencia do trabalho da entidade na área da cultura.

O primeiro, ainda em setembro, foi o prêmio ASAS, oferecido a pontos de cultura que já cumpriram seus convênios e apresentaram boas práticas na ação junto à comunidade e na condução da parceria com o poder público. O Ponto de Cultura Coco de Umbigada foi premiado por ações como a oficina de ritmos (foto ao lado), entre outras. Em todo o Brasil, 65 pontos de cultura foram selecionados pelo Ministério da Cultura. O resultado final completo pode ser conferido aqui.

Já na seleção para o Prêmio Interações Estéticas 2009, oferecido pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, dois projetos propostos para acontecer no Coco de Umbigada foram aprovados, e receberão recursos para ser realizados. Um deles foi proposto por Daphne Vieira, e se chama “Bonecos e Máscaras de Pernambuco”. Pretende, de acordo com o texto do projeto, “criar no Ponto de Cultura Coco de Umbigada oportunidades de vivência e reflexão sobre o universo dos bonecos e fantasias característicos da cultura pernambucana, como os 'mamulengos', 'ventríloquos', 'bonecões de olinda', as 'engenhocas' e as 'máscaras de carnaval'. ” A parceria prevê a realização de oficinas e rodas de conversa com mestres dessas manifestações. Pontos de cultura, grupos populares e pessoas interessadas, pode entrar em contato com o Centro Cultural, para desenvolvermos juntos essa experiência.

O segundo projeto aprovado, “Semussum Brasil”, é uma parceria com o coletivo Nordeste Livre. Propõe a replicação de uma experiência que já foi realizada em Olinda (foto à direita), de montagem de um estúdio itinerante para gravação de uma coletânea de músicas da cultura popular de matriz africana e indígena nas cinco regiões do Brasil, em parceria com a rede Mocambos e com a participação direta do Ponto de Cultura Coco de Umbigada. Para conhecer mais sobre as Semussum anteriores, clique aqui. Segundo Beth de Oxum, gestora do Ponto, “é um momento importante, de apropriação e replicação de uma experiência do quintal de um terreiro de Olinda que vai sair Brasil afora. Os prêmios são uma resposta às demandas da cultura popular do país, e referendam o trabalho que está oferecendo frutos à nossa cultura".

Segundo informações disponíveis no portal Pernambuco Nação Cultural, outras nove organizações do Estado foram contempladas. Os projetos devem ser iniciados ainda este ano. As atividades serão divulgadas no blog Sambada de Coco.

Nenhum comentário: