quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Encontro reuniu Rádios Livres de todo País em Campinas

Entre os dias 9 e 12 de outubro a Rádio Amnesia participou do Encontro Intergalático de Rádios Livres, em Campinas - SP.
O encontro reuniu radioativistas de todo país e teve como principais eixos de discussão: a efetivação do rizoma de rádios livres; o financiamento e sustentabilidade das rádios; e a troca de experiências entre os participantes de rádios espalhadas pelo país, que levam pelas ondas FM ou caixas de som as principais questoẽs relacionadas a politica de implementação e repressão às rádios livres no Brasil.
A Rádio Amnesia apareceu como diferencial na discussão, por ser uma rádio livre instalada na periferia de Olinda (PE) e longe dos muros da universidade. Questões especificas ligadas ao funcionamento da rádio em Olinda e no formato itinerante, seu conteúdo diferenciado tocado por pessoas da própria comunidade, assim como sua lógica de organização e construção de linguagens fizeram parte da transmissao do programa tocado pelo dj Armandinho em parceira com a Rádio Muda no terceiro dia do encontro (foto à direita). Além do conteúdo informativo do programa, a cultura nordestina tambem esteve presente. O coco, maracatu, a ciranda animaram a programação da rádio Muda, imprimindo a transmissão o ritmo da cultura popular e a força das culturas de matriz afro-indigena.
Para dj Armandinho, que comanda o programa Conexão Reggae Coco de Umbigada na Rádio Amnesia, o encontro foi importante pra conhecer pessoas e trocar experiências com rádios livres de outros lugares do país. " Apesar das diferenças das rádios livres que estão nas universidades e a Rádio Amnesia que está na periferia de Olinda, deu pra perceber que a luta pelas rádios livres existe no Brasil todo. Temos vários pontos iguais e precisamos fazer o movimento de rádios livres crescer".
O próximo encontro será no ano que vem, e já existe a proposta de sedia-lo em Olinda, no Centro Cultural Coco de Umbigada. Até lá a Rádio Amnésia segue com sua proposta de levar pra comunidade do Guadalupe e de toda Olinda, informação e conteúdo musical de qualidade, seguindo o seu slogan: Rádio Amnésia: a rádio que esqueceu do seu dinheiro!

Nenhum comentário: