sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dia 11 o Cineclube Macaíba apresenta: Tankalé


FILME: TANKALÉ


DURAÇÃO: 15Min

LOCAL: Triunfo - PE

ANO: 2008

PRODUÇÃO: Ricardo da Silva, Euclides de Paula e Valdileide dos Santos

DIREÇÃO: Euclides de Paula e Lourdes dos Santos



Sinopse:

O projeto “TANKALÊ: Formação para o Auto-Registro Audiovisual Quilombola” existe desde 2006, e tem por missão construir, junto às comunidades quilombolas, a experiência do auto-registro audivisual autonômo e independente, através de uma pedagogia libertária e das técnicas e possibilidades do vídeodocumentário.

Entre novembro e dezembro de 2007, o Crioulas Vídeo, da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro – PE) – primeira equipe quilombola de audiovisual do país – debateu conteúdos de Patrimônio Imaterial, História Oral e Pedagogia, preparando-se para as atividades de arte-educação em videodocumentário, desenvolvidas em janeiro e fevereiro de 2008, junto aos jovens das Comunidades Quilombolas de Livramento e Águas Claras, localizadas na divisa sertaneja entre Pernambuco e Paraíba, pela primeira vez na história, jovens quilombolas participaram de uma oficina de video facilitada por uma equipe também quilombola de arte-educadores.

TANKALÉ, em iourubá-nagô, significa “Contar para todo o mundo”. A concepção, produção, roteiro, fotografia, captação de áudio, edição e objetivo do vídeo “Quilombo de Livramento” foram construídos durante a prática educativa vivenciada pela equipe Mãe Preta Vídeo – a segunda produtora quilombola de vídeo do Brasil.

Os próprio quilombolas, melhor que ninguém, podem contar para todo o mundo a história da sua resistência e da sua cultura, conforme seus interesses e através de sua olhar.

Parabéns ao povo quilombola, verdadeiro protagonista do projeto TANKALÉ.



DIA: 11 de Setembro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Ao termino da exibição, muita música com o DJ Armandinho do Reggae.

Não Percam !

Nenhum comentário: