terça-feira, 22 de junho de 2010

Olinda homenageia o Coco no São João 2010

apresentacoco.gif

Prefeitura traz dois polos de animação, no Fortim do Queijo e na Praça do Carmo. Em referência ao Dia do Coco, a festa rende homenagem a um dos ritmos mais característicos da cultura olindense, e na Quinta feira (24) dia de São João tem apresentação do Coco de Umbigada, no Pólo Praça do Carmo, às 21:00h.

Venha Dançar Coco no São João de Olinda


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sambada de Coco de São João


O Terreiro da Umbigada comemora o dia de São João – uma das maiores festas do Nordeste, estão todos convidados no dia 23 de Junho a brincar, cantar e dançar com a espiritualidade das festas juninas, tão conhecidas nesta região brasileira, pelas ruas de Olinda (PE).

Nesta sambada teremos a estrutura incrementada com mais um toldo, e maior proteção contra a chuva, que é companheira de sempre nas festas juninas em Olinda. Então, mesmo que você seja de açucar ou papel, pode vir e brincar!

Visite nosso Blog.


Boas Festas !

terça-feira, 15 de junho de 2010

Participe das apresentações do Coco de Umbigada em junho!

Amanhã tem apresentação do Coco de Umbigada!
No Forró do Ximxim da Baiana, no Carmo, em Olinda!
Confira abaixo a agenda completa do grupo para o mês de junho:



Dia 16
Abertura do apresentação do Quarteto Olinda
Local: Xim Xim da Baiana
Hora: a partir das 22:30h
Quanto: R$ 5,00

Dia 18
Apresentação no Sítio da Trindade - Na Pisada do Sítio - Festival de Cocos e Cirandas
Local: Sítio da Trindade
Hora: 00h
Quanto: Gratuito
http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/2549.pdf

Dia 23/06
Sambada de São João
Local: Beco da Macaíba (Comunidade do Guadalupe, próximo ao Largo do Guadalupe)
Hora: 21h
Quanto: Gratuito


Dia 28/06
Sambada de São Pedro
Local: Beco da Macaíba (Comunidade do Guadalupe, próximo ao Largo do Guadalupe)
Hora: 21h
Quanto: Gratuito





sábado, 12 de junho de 2010

Fotos da Sambada de Coco Especial - Semussum Brasil


No dia 06 de junho a Sambada de Coco do Guadalupe completou 12 anos, e comemorou recebendo o projeto Semussum Brasil, que gravou ao vivo as apresentações. Confira as fotos aqui, na galeria do Coco de Umbigada no Picasa.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Artistas fazem passeata em favor da política pública de Cultura do Estado

Centenas de pessoas saíram em cortejo em defesa perlas ruas do centro do Recife, e entregaram um manifesto defendendo a política cultural a deputados na Assembléia Legislativa


Em vez de piquetes, estandartes, golas de maracatu, percussão e instrumentos de sopro. Assim foi a passeata promovida por centenas de artistas na manhã desta sexta-feira (04/06) – que saiu do Cinema São Luiz em direção à Assembléi
a Legislativa de Pernambuco (Alepe) – em defesa da política pública de cultura que vem sendo adotada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

>> Veja o vídeo do manifesto em cortejo na Rua da Aurora
>> Confira o discurso em defesa da política de cultura da Fundarpe
>> Leia o manifesto na íntegra

Em cortejo pela Rua da Aurora, os manifestantes, entre eles caboclos de lança, caretas de Triunfo e bacamarteiros, leram, em frente ao prédio da Fundação, um manifesto ressaltando os avanços e conquistas adquiridos durante a atual gestão, como, por exemplo, a realização de 111 fóruns regionais e setoriais de cultura, bem como a promoção de 154 conferências municipais de cultura, número considerado um dos mais altos do país.

Ao chegar à Alepe, uma comissão foi recebida pelos deputados Teresa Leitão e Sérgio Leite no Salão Nobre da casa. Quem primeiro tomou a palavra foi a produtora cultura Carla Valença. “Viemos entregar o Manifesto por uma Política Pública de Cultura e, até o final de junho, estaremos recolhendo assinaturas de apoio a esse movimento”, informou.
Já Paula de Renor, que também é produtora, lembrou da importância da aprovação, “o quanto antes, da Lei da Política Pública de Cultura, que vem sendo discutida há dois anos pelo tecido cultural, em parceria com a Fundarpe. É preciso que a cultura seja uma política de Estado, independentemente de gestão”, avaliou.

Em resposta, Teresa Leitão se comprometeu em agendar uma audiência pública para a discussão do assunto, tão logo chegue à Assembléia o projeto da Lei. “Vamos dar visibilidade a esse projeto de lei, tão importante para a consolidação de um setor tão importante quanto o cultural”, disse. O Manifesto por uma Política Pública de Cultura será entregue ao presidente da Assembléia, Guilherme Uchôa, na segunda-feira (8 de junho).



Beth de Oxum foi porta-voz na manifestação dos artistas pernambucanos

Fonte: Portal Pernambuco Nação Cultural
Foto: Dani Bastos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

[Neste sábado] Sambada de Coco do Guadalupe com gravação ao vivo


A Sambada de Coco do Guadalupe deste mês de junho marca os 12 anos desta festa que eleva a auto estima e promove a cultura da comunidade. E será especial também como pontapé inicial da sessão do projeto Semussum Brasil, em Olinda. O projeto, fruto de uma parceria entre o coletivo Nordeste Livre e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada apoiada pela Funarte com o Prêmio Interações Estéticas, está realizando gravações de músicas de matriz afroindígena em cidades de diferentes regiões do Brasil, sempre em parceria com Pontos de Cultura.

Começando no dia 05, com a gravação ao vivo da Sambada de Coco do Guadalupe, até dia 12, com gravações na sede do Ponto de Cultura, o projeto estará gravando as músicas de grupos locais. Os grupos e músicos interessados podem começar a entrar em contato com o Ponto de Cultura Coco de Umbigada. E todos os mestres e mestras estão desde já convidados. Queremos muito recebê-los e registrar sua musicalidade e suas histórias.

Além da Sambada de Coco gravada ao vivo, também haverá a projeção de filmes do Cineclube Macaíba, e a apresentação do discotecário NK Cumbia, parceiro do Ponto de Cultura, com sua discografia latina e caribenha.

Essa Sambada especial vai começar suas atividades a partir das 19 horas deste sábado, dia 5, na Rua João de Lima, conhecida como Beco da Macaíba, bem em frente ao Terreiro da Umbigada, no Bairro do Guadalupe, em Olinda. Mais informações podem ser encontradas aqui, no blog Sambada de Coco.