sábado, 29 de maio de 2010

Semussum participa de oficina de rádio no Quilombo do Campinho da Independência

A equipe da Semussum Brasil participou da oficina de rádio promovida conjuntamente pela Associação de Moradores do Quilombo do Campinho, Projeto Semussum Brasil, Rede Mocambos, Rádio Amnésia e I-Mutirô, no Quilombo do Campinho da Independência. Nos dias 12 e 13 de maio o Quilombo, que fica no município fluminense de Paraty, recebeu em sua sala de cultura digital as experiências de atuação da Rádio Amnésia, com a transmissão de programas ao vivo com participação de mestres griôs, lideranças, jovens e crianças moradorxs da comunidade. Tudo utilizando o equipamento recém adquirido através de convênio, e que já está em funcionamento no local.

Junto com a oficina foram realizadas sessões de gravação da Semussum Brasil, registrando manifestações musicais locais. Uma delas foi o rap do grupo Realidade Negra, composto por jovens moradores do quilombo, que gravaram faixa inédita que deverá entrar no álbum do projeto. A outra foi a gravação de músicas do Jongo do Quilombo do Campinho. O jongo sempre fez parte da cultura da comunidade, e teve sua prática reforçada com a atuação de Laura, liderança da comunidade, que fez a voz solo durante as gravações.

A experiência no quilombo foi muito boa, não só pela oficina e as gravações, mas pelo ambiente da comunidade e arredores. A comunidade é bem organizada e foi muito gentil e receptiva, permitindo e participando dos registros e das atividades. É também um bom exemplo de organização comunitária para o trabalho, com o desenvolvimento da proposta de turismo comunitário estimulando o artesanato, a culinária e outras atividades econômicas, e envolvida fortemente com o movimento quilombola brasileiro. Há uma harmonia na convivência com a natureza, que apresenta muita beleza, e mostra o tempo todo as inspirações que inspiram os modos de viver e se expressar dos moradores do local.

As fotos das atividades podem ser conferidas aqui, no Picasa Sambada de Coco, do Centro Cultural Coco de Umbigada, assim como as demais sessões do projeto.

Nenhum comentário: