quinta-feira, 21 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rádio Amnésia e Ponto de Cultura Coco de Umbigada contemplados no prêmio "Pontos de Mídias Livres"

A parceria entre o Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a Rádio Amnésia foi contemplada, na semana passada, com o prêmio "Pontos de Mídias Livres", do Ministério da Cultura. Através do trabalho conjunto, a Rádio Amnésia realiza transmissões em FM e via internet na comunidade do Guadalupe, com a difusão de conteúdos locais, gravados no próprio Ponto de Cultura, e outros que não costumam ser incluídos nas programações das rádios comerciais.

A Rádio Amnésia é uma experiência coletiva e itinerante de rádio que vem sendo implementada temporariamente em comunidades urbanas e rurais do Nordeste. Já foi ativada em assentamentos rurais, comunidades indígenas e periferias de grandes cidades em vários estados, levando formação e informação sobre produção e transmissão radiofônica. A proposta é contribuir para a apropriação destas práticas nas comunidades.

A comunidade do Guadalupe conta com a presença da rádio há mais de um ano, e é o local onde ela permaneceu por mais tempo. Nesse período, a prática de rádiodifusão se consolidou no Ponto de Cultura Coco de Umbigada. No início do ano, foi iniciado o trabalho de consolidação da rádio, com aquisição de equipamentos próprios e novas atividades de formação, utilizando recursos da Funarte obtidos através do prêmio "Residências artísticas - interações estéticas em pontos de cultura", com o projeto "Coco-rádio-arte".

O prêmio "Pontos de Mídias Livres" vem como consequência desse trabalho, e afirma ainda mais a apropriação da comunicação através do rádio na comunidade do Guadalupe. Vai fortalecer nossa atuação na comunicação da comunicação como um direito de todos e todas, e do rádio como elemento de difusão de nossas músicas e conteúdos.

Para saber mais sobre os projetos, navegue pelos links abaixo:

projeto coco-rádio-arte

coletivo rádio amnésia

Câmara de vereadores de Olinda homenageia movimento internacional pela não violência ativa


Aniversário de 40 anos do Movimento Humanista é comemorado com sessão solene na câmara da cidade pernambucana. O evento contou com a participação de ativistas e lideranças que aderiram à Marcha Mundial pela Paz.


Olinda, 2009-05-10 No último dia 4 de maio foi realizada sessão solene em homenagem ao aniversário de 40 anos do Movimento Humanista e à 1.ª Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência. A sessão ocorreu na Câmara dos Vereadores de Olinda, estado de Pernambuco, e contou com a participação de 80 pessoas. Na solenidade, compunham a mesa os representantes de instituições que aderiram à Marcha Mundial, como o vereador Marcelo Santa Cruz, a organizadora da tradicional Sambada do Coco, Beth de Oxum, José Alberto e Maria José, representando a Escola Sigismundo Gonçalves e a ativista humanista Luciana Melo do Nusp – Núcleo Saúde e Desenvolvimento. Também esteve presente Manoel Sátio, representando o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

Segundo a porta-voz da Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência no Recife, Cristiane Prudenciano, a sessão destacou “a importância da construção de uma sociedade embasada no amor ao ser humano e no repúdio às armas, à violência transmitida pela mídia, além de refletir sobre como repudiar a violência interna”.

Dentre os temas abordados, destacou-se a violência em todas as suas formas, em especial a intolerância religiosa, bem como a definição de não violência ativa como forma de atuação transformadora. Também foram recitadas obras de Edson, poeta ativista pela Marcha Mundial e representante do Grupo Pensadores da Alegria, que abordavam a cidade de Olinda e o 2 de outubro de 2009, data em que se iniciará a Marcha Mundial no estado.

Foi apresentado um histórico do Movimento Humanista, surgido na Argentina em meados da década de 1960 em meio à ditadura militar, com as chamadas: “Tratar aos demais como gostaríamos de ser tratados” e “O ser humano como valor central”. Sua data de aniversário é celebrada com base na primeira palestra pública proferida por Mario Luiz Rodrigues Cobos, o Silo, idealizador da filosofia do Novo Humanismo à qual o Movimento se integra, em 4 de maio de 1969. A palestra foi realizada no povoado de Punta de Vacas por causa do impedimento das forças militares de que se falasse sobre o tema em lugares centrais do país. Ela então foi publicada em mais de 40 idiomas sob o título de “A cura do sofrimento” e deu origem ao movimento que hoje está em mais de 100 países. Entre as ações de seus membros, ativistas voluntários, estão frentes de ação no campo cultural, educacional, de saúde e político, baseadas na concepção de uma revolução não violenta partindo da transformação pessoal e social simultâneas.

A sessão foi concluída com a proposta de realização de uma nova sessão com os prefeitos de Olinda e de Recife para que eles também adiram à Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência.

Veja mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/cricaprudenciano/HmenagemDe40AnosDoMovimentoHumanistaEmOlinda#


*publicado pela Agência Pressenza

terça-feira, 19 de maio de 2009

TV Escola e TV Brasil transmitirão entrevista feita no Ponto de Cultura Coco de Umbigada

O Ponto de Cultura Coco de Umbigada deu entrevista para o programa "Salto para o futuro", realizado pelo MEC, participando da série de programas "Cultura Urbana e Educação". A reportagem vai ao ar no dia 25 de maio, pela TV Escola, às 19:00hs, com reprise na TV Brasil, no dia seguinte, às 08:45min. É possível
assistir ao programa pela internet no site da TV Escola: http://portal.mec.gov.br/tvescola/

Para maiores informações sobre a série de programas "Cultura urbana e
Educação", sugerimos uma visita ao nosso site: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/

No site, você pode ter acesso, dentre outras coisas, à publicação
eletrônica contendo os textos sobre a série de programas. Os autores
são: Ivana Bentes (UFRJ), Marcus Faustini (Secretário de Cultura de
Nova Iguaçu) e Jorge Barbosa (Observatório de Favelas); Aproveitem!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Coco e samba fortalecendo a cultura do Guadalupe

Amanhã, dia 02 de maio, o Ponto de Cultura Coco de Umbigada estará mais uma vez celebrando a música, a brincadeira e a cultura com mais uma Sambada de Coco.
Consolidando o novo horário, o evento se iniciará às 18 horas, com o discotecário NK Cumbia e sua pesquisa de música latina. A seguir, às 19 horas, o tradicional Cineclube Macaíba, homenageando os trabalhadores e as trabalhadoras do nosso mundo com o filme "Honrados, Amaros, Benditos", dirigido por Tânia Anaya, que mostra a vida de uma família que, entre o trabalho e as brincadeiras, constrói sua história preservando suas próprias raízes.
Às 20 horas a música começa com o Grupo Cultural Coco de Umbigadinha, que será seguido pela apresentação do Samba de Véio, grupo de Petrolina cultural que vem interagir e sambar conosco, a partir das 20 horas e 30 minutos.
A sambada segue com o Coco de Umbigada e os convidados, nossos mestres e nossas mestras Griôs e outros companheiros que constróem a cultura popular em Pernambuco.
Contamos com a presença de todos e todas em mais essa festa, onde cultuamos a paz, a alegria e a diversidade, relembrando nossas raízes africanas e indígenas.
A Sambada acontece na Rua do Guadalupe, próximo ao Largo do Guadalupe, em frente ao nosso Centro Cultural. Na dúvida, acesse nosso blog.

Receba nosso axé, e traga o seu também!

Coco de Umbigada defende Software Livre em matéria no Diário de Pernambuco

Foi publicada ontem (30/04) matéria no Diário de Pernambuco sobre as vantagens do uso de softwares livres no lugar dos proprietários, como o Ruindow$. Entrevistada, Bethd e Oxum fala sobre a experiência do Coco de Umbigada utilizando o Linux. Ela destaca a produção que é feita por aqui com esse sistema. Clique aqui pra ler a matéria.
Também na revista Vida Simples de março foi publicada matéria, reproduzida no site Planeta Sustentável. Clique nos links para ler.