quinta-feira, 21 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Rádio Amnésia e Ponto de Cultura Coco de Umbigada contemplados no prêmio "Pontos de Mídias Livres"
A Rádio Amnésia é uma experiência coletiva e itinerante de rádio que vem sendo implementada temporariamente em comunidades urbanas e rurais do Nordeste. Já foi ativada em assentamentos rurais, comunidades indígenas e periferias de grandes cidades em vários estados, levando formação e informação sobre produção e transmissão radiofônica. A proposta é contribuir para a apropriação destas práticas nas comunidades.
A comunidade do Guadalupe conta com a presença da rádio há mais de um ano, e é o local onde ela permaneceu por mais tempo. Nesse período, a prática de rádiodifusão se consolidou no Ponto de Cultura Coco de Umbigada. No início do ano, foi iniciado o trabalho de consolidação da rádio, com aquisição de equipamentos próprios e novas atividades de formação, utilizando recursos da Funarte obtidos através do prêmio "Residências artísticas - interações estéticas em pontos de cultura", com o projeto "Coco-rádio-arte".
O prêmio "Pontos de Mídias Livres" vem como consequência desse trabalho, e afirma ainda mais a apropriação da comunicação através do rádio na comunidade do Guadalupe. Vai fortalecer nossa atuação na comunicação da comunicação como um direito de todos e todas, e do rádio como elemento de difusão de nossas músicas e conteúdos.
Para saber mais sobre os projetos, navegue pelos links abaixo:
projeto coco-rádio-arte
coletivo rádio amnésia
Câmara de vereadores de Olinda homenageia movimento internacional pela não violência ativa
Aniversário de 40 anos do Movimento Humanista é comemorado com sessão solene na câmara da cidade pernambucana. O evento contou com a participação de ativistas e lideranças que aderiram à Marcha Mundial pela Paz.
Olinda, 2009-05-10 No último dia 4 de maio foi realizada sessão solene em homenagem ao aniversário de 40 anos do Movimento Humanista e à 1.ª Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência. A sessão ocorreu na Câmara dos Vereadores de Olinda, estado de Pernambuco, e contou com a participação de 80 pessoas. Na solenidade, compunham a mesa os representantes de instituições que aderiram à Marcha Mundial, como o vereador Marcelo Santa Cruz, a organizadora da tradicional Sambada do Coco, Beth de Oxum, José Alberto e Maria José, representando a Escola Sigismundo Gonçalves e a ativista humanista Luciana Melo do Nusp – Núcleo Saúde e Desenvolvimento. Também esteve presente Manoel Sátio, representando o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.
Segundo a porta-voz da Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência no Recife, Cristiane Prudenciano, a sessão destacou “a importância da construção de uma sociedade embasada no amor ao ser humano e no repúdio às armas, à violência transmitida pela mídia, além de refletir sobre como repudiar a violência interna”.
Dentre os temas abordados, destacou-se a violência em todas as suas formas, em especial a intolerância religiosa, bem como a definição de não violência ativa como forma de atuação transformadora. Também foram recitadas obras de Edson, poeta ativista pela Marcha Mundial e representante do Grupo Pensadores da Alegria, que abordavam a cidade de Olinda e o 2 de outubro de 2009, data em que se iniciará a Marcha Mundial no estado.
Foi apresentado um histórico do Movimento Humanista, surgido na Argentina em meados da década de 1960 em meio à ditadura militar, com as chamadas: “Tratar aos demais como gostaríamos de ser tratados” e “O ser humano como valor central”. Sua data de aniversário é celebrada com base na primeira palestra pública proferida por Mario Luiz Rodrigues Cobos, o Silo, idealizador da filosofia do Novo Humanismo à qual o Movimento se integra, em 4 de maio de 1969. A palestra foi realizada no povoado de Punta de Vacas por causa do impedimento das forças militares de que se falasse sobre o tema em lugares centrais do país. Ela então foi publicada em mais de 40 idiomas sob o título de “A cura do sofrimento” e deu origem ao movimento que hoje está em mais de 100 países. Entre as ações de seus membros, ativistas voluntários, estão frentes de ação no campo cultural, educacional, de saúde e político, baseadas na concepção de uma revolução não violenta partindo da transformação pessoal e social simultâneas.
A sessão foi concluída com a proposta de realização de uma nova sessão com os prefeitos de Olinda e de Recife para que eles também adiram à Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência.
Veja mais fotos: http://picasaweb.google.com.br/cricaprudenciano/HmenagemDe40AnosDoMovimentoHumanistaEmOlinda#
*publicado pela Agência Pressenza
terça-feira, 19 de maio de 2009
TV Escola e TV Brasil transmitirão entrevista feita no Ponto de Cultura Coco de Umbigada
assistir ao programa pela internet no site da TV Escola: http://portal.mec.gov.br/
Para maiores informações sobre a série de programas "Cultura urbana e
Educação", sugerimos uma visita ao nosso site: http://www.tvbrasil.org.br/
No site, você pode ter acesso, dentre outras coisas, à publicação
eletrônica contendo os textos sobre a série de programas. Os autores
são: Ivana Bentes (UFRJ), Marcus Faustini (Secretário de Cultura de
Nova Iguaçu) e Jorge Barbosa (Observatório de Favelas); Aproveitem!
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Coco e samba fortalecendo a cultura do Guadalupe
Consolidando o novo horário, o evento se iniciará às 18 horas, com o discotecário NK Cumbia e sua pesquisa de música latina. A seguir, às 19 horas, o tradicional Cineclube Macaíba, homenageando os trabalhadores e as trabalhadoras do nosso mundo com o filme "Honrados, Amaros, Benditos", dirigido por Tânia Anaya, que mostra a vida de uma família que, entre o trabalho e as brincadeiras, constrói sua história preservando suas próprias raízes.
Às 20 horas a música começa com o Grupo Cultural Coco de Umbigadinha, que será seguido pela apresentação do Samba de Véio, grupo de Petrolina cultural que vem interagir e sambar conosco, a partir das 20 horas e 30 minutos.
A sambada segue com o Coco de Umbigada e os convidados, nossos mestres e nossas mestras Griôs e outros companheiros que constróem a cultura popular em Pernambuco.
Contamos com a presença de todos e todas em mais essa festa, onde cultuamos a paz, a alegria e a diversidade, relembrando nossas raízes africanas e indígenas.
A Sambada acontece na Rua do Guadalupe, próximo ao Largo do Guadalupe, em frente ao nosso Centro Cultural. Na dúvida, acesse nosso blog.
Receba nosso axé, e traga o seu também!
Coco de Umbigada defende Software Livre em matéria no Diário de Pernambuco
Também na revista Vida Simples de março foi publicada matéria, reproduzida no site Planeta Sustentável. Clique nos links para ler.