quinta-feira, 19 de março de 2009

Fotos das Oficinas Livres de Rádio no Picasa

As fotos das oficinas realizadas no Ponto de Cultura Coco de Umbigada estão sendo postadas no Picasa. Para vê-las, acesse o álbum aqui.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Transmissões do Coco de Umbigada na Amnésia FM

Ricardo Ruiz (foto), parceiro do nosso ponto, publicou no Estúdio Livre extratos de transmissões realizadas durante as Oficinas Livres de Rádio, na FM e na internet. Um mostra o som do Coco de Cocá, grupo formado por jovens que frequentam o Ponto de Cultura Coco de Umbigada. O outro apresenta trecho de transmissão, com apresentação do próprio Ruiz, nosso webgriô. Para completar, acrescento link de vídeo em que nosso parceiro e irmão é protagonista, no papel de Giulia Gam, para quem não o conhece. Abraço, man!

palhinha do Coco de Cocá

trecho de transmissão

Ruiz como Giulia Gam

Oficinas Livres estimulam produção radiofônica no Guadalupe

Foram encerradas ontem (17/03) as Oficinas Livres de Rádio do Ponto de Cultura Coco de Umbigada. Desde o último dia 13, oficineiros de vários lugares do nordeste compartilharam conhecimentos com membros da comunidade local, de instituições pública e privadas, e interessados em atividades de rádio. A programação conteve discussões sobre a prática da radiodifusão livre e atividades práticas de produção.

Entre os temas discutidos, destacaram-se a história da radiodifusão no Brasil, com apresentação realizada pelo mestre coquista Zeca do Rolete (foto à esquerda), a relação entre as comunidades que produzem e transmitem e o Estado, os formatos radiofônicos, sempre destacando a importância da autonomia para produzir e difundir a produção.

Algumas dessas discussões foram transmitidas, pela rádio livre Amnésia FM e/ou pela internet. Foram realizados programas ao vivo, entre os quais se destacou o programa “Conexão Reggae Coco de Umbigada”, capitaneado por Armandinho (foto à direita), freqüentador do Ponto de Cultura. O programa contou com audiência significativa na comunidade local e também na internet.

Outros programas foram iniciados. A radionovela com os contos de Ifá, que contém a simbologia das religiões de matriz africana, traz como conteúdo a história da criação do mundo. Em outro programa, está sendo tratada a realidade, a vida e os lugares da comunidade do Guadalupe. Muito material sonoro foi gravado, entre eles entrevistas com mestres da cultura e da religião que participam do dia a dia do Centro Cultural Coco de Umbigada. Tivemos também a presença de membros do Ponto de Cultura Afro-indígena, de Fortaleza (CE), que compartilharam e participaram ativamente, e de pessoas da comunidade de Peixinhos, que são ativos em sua comunidade, próxima do Guadalupe.

Todo o material será finalizado e transmitido a partir do início das sessões experimentais de radiodifusão livre, que serão realizadas todas as terças e sextas-feiras e no primeiro sábado de cada mês, na sede do Ponto de Cultura, sempre a partir das 15 horas. Assim como as oficinas realizadas nesta semana, as sessões poderão ser freqüentadas por qualquer interessado, sem necessidade de inscrição, gratuitamente. A produção também poderá ser encontrada, em breve, no acervo do Estúdio Livre.

Estas atividades estão sendo realizadas com recursos da Funarte, obtidos através do edital “Residências Artísticas – Interações Estáticas em Pontos de Cultura”, e seguirão até junho. A oficina contou ainda com uma parceria com o Projeto Casa Brasil. O objetivo é aprofundar conhecimentos e experimentações artísticas e de comunicação no Ponto de Cultura Coco de Umbigada e na comunidade do Guadalupe. Marcam o fortalecimento da comunicação popular e livre em Olinda e em Pernambuco, consolidando a prática de rádio, que agora seguirá cada vez mais constante e regular, trazendo a cultura do coco e o axé dos terreiros, com práticas abertas e livres, combatendo a intolerância com informação e conhecimento e elevando a auto-estima do povo afro-indigena brasileiro. Para conhecer este projeto, acesse o site.


terça-feira, 10 de março de 2009

Vídeo do encerramento da Sambada de março


Abaixo segue o link de um vídeo produzido por Sérgio Melo (o Secretário), no encerramento da Sambada de Coco deste mês. seguem também palavras dele, usadas para descrever a festa:

"muita paz, axe, alegria e espiritualidade...
Resistência sempre e vida longa a sambada de coco
diga sim à sambada, não a violência"

vídeo da sambada no Estúdio Livre

segunda-feira, 9 de março de 2009

Coco de la cumbia


Em todas as sambadas de Coco de Umbigada, realizadas no primeiro sábado de cada mês, o DJ NKCumbia tem marcado presença, abrindo o evento com seu extenso material de música cubana e caribenha. Nekinho, como é conhecido, é nativo do bairro de Peixinhos, onde se movimenta culturalmente.

Em suas performances, apresenta seu material de pesquisa sobre esses ritmos que também são nossos, e traz o pertencimento latino-americano para o Guadalupe e para o coco. O Centro Cultural Coco de Umbigada marcou presença, em julho do ano passado, no Festival del Caribe, reforçando in loco essa integração e colhendo material para as atividades educativas da organização.

domingo, 8 de março de 2009

Beth de Oxum fala sobre a resistência do coco

Áudio com Beth de Oxum gravado na sambada de coco de umbigada de março. Ela fala sobre a mudança de horário, a resistência do coco e a importância da brincadeira popular.

Áudio pode ser baixado do Estúdio Livre aqui.

Ponto de Cultura Coco de Umbigada promove Oficinas Livres de Rádio



Entre os próximos dias 13 e 17 de março, o Ponto de Cultura Coco de Umbigada estará promovendo as "Oficinas Livres de Rádio". O evento faz parte do projeto "Coco-Rádio-Arte", que foi premiado pela Funarte (Fundação Nacional das Artes) no edital "Residências Artísticas - Interações estéticas em Pontos de Cultura".

Durante estes cinco dias, serão realizadas experimentações e discussões relacionadas à prática da radiodifusão livre. Entre os temas, a legislação e a história das rádios comunitárias, a produção de materiais radiofônicos, direitos autorais e licenciamentos de conteúdos e a contribuição das rádios livre para a promoção das culturas de matriz africana e indígena. A oficina abre um ciclo de experimentações radiofônicas que seguirá até junho, interagindo com outras linguagens artísticas.

Todas as atividades serão realizadas no Ponto de Cultura Coco de Umbigada, com participação de oficineiros, facilitadores e debatedores de Pernambuco, Bahia e Alagoas, e participantes de diversos lugares. A participação é aberta e gratuita, e qualquer pessoa pode comparecer a partir das 14 horas do dia 13 de março. A programação segue em anexo, junto com o cartaz do evento.
Para conhecer mais o projeto, acesse o site.

Beth de Oxum no "Sopa de auditório"

Neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, Beth de Oxum, gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, estará no programa "Sopa de Auditório", conversando sobre as ações do ponto, a relação com a comunidade, a convivência com a violência policial e a construção da cultura da paz através do coco, e a importância da mulher nas tradições de matriz africana e indígena.

O programa é apresentado por Roger de Renor, na TV Universitária, canal 11, em Pernambuco e é transmitido a partir das 16 horas e 30 minutos, direto da Torre Malakoff.